Análise De Riscos Nr 12
Saiba mais sobre Análise De Riscos Nr 12
Consiste em um levantamento técnico que visa identificar, analisar e prevenir possíveis riscos dentro do ambiente corporativo
Análise de Riscos NR 12
A Análise de Riscos prevista na Norma Regulamentadora nº 12 consiste em um levantamento técnico que visa identificar, analisar e prevenir possíveis riscos dentro do ambiente corporativo, levando em consideração todos os aspectos presentes na empresa, incluindo a circulação de clientes, terceirizados e fornecedores. A análise é um elemento essencial para a gestão da saúde e da segurança do trabalho, proporcionando soluções para riscos e situações reais que poderiam causar acidentes e doenças aos envolvidos com a corporação.
Além de contribuir diretamente para trazer mais segurança ao ambiente de trabalho, a análise de risco também serve como base para o desenvolvimento de praticamente todos os programas internos de segurança, como o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional). Também auxilia na determinação de quais EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva) devem ser adotados.
É importante lembrar que a análise de riscos funciona de maneira diferente para cada local, atividade e maquinário. Por isso, é necessário levar em consideração a contratação de responsáveis capacitados a fim de ser realizada uma análise detalhada e relevante, para conhecer o ambiente, as pessoas envolvidas e os processos realizados no dia a dia.
Etapas do processo da Análise de Riscos NR 12:
Identificação dos Riscos: faz-se a análise do ambiente de trabalho e em seguida dos riscos presentes. Esta etapa deve ser feita registrando todos os processos de cada atividade, contando com a colaboração dos trabalhadores diretamente envolvidos em cada uma delas.
Análise dos riscos e adoção de medidas preventivas: após identificar os riscos, será necessário identificar quais colaboradores estarão expostos a eles e, assim, adotar as medidas preventivas e procedimentos de segurança do trabalho.
Documentação de todos os procedimentos de segurança: é importante registrar cada etapa do processo.